6 de nov. de 2011

Grandes capas, grandes histórias (parte 1)


  
Apesar de ter se tornado uma tarefa cada vez menos corriqueira devido à comodidade que a internet oferece, uma das coisas mais prazerosas que um amante da música pode fazer é visitar uma loja de discos. “Folhear” as prateleiras com uma atenção arqueológica em busca de algo que o agrade. 

Ainda há aqueles que, como eu, não buscam apenas um título, mas encaram toda aquela cidade de caixinhas transparentes como uma verdadeira exposição de arte. Todo um caleidoscópio de cores e formas que vão se revelando a cada encarte que se passa, indo dos desenhos mais belos e instigantes, as mais esdrúxulas e questionáveis figuras. Para esses não basta virar o disco e ver o tracklist, é preciso saborear cada detalhe da arte de capa antes de escolher qual levar. 

The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band 
Mas mesmo para aqueles que não se preocupam tanto com o aspecto visual dos álbuns, as capas exercem uma influência significativa na hora da compra, mesmo que inconscientemente. Quem nunca teve vontade de comprar um disco apenas pela capa? Porém, mais do que um apelo de marketing, os graciosos “envelopes” que envolvem o conteúdo do disco são uma expressão artística tão grande quanto à própria música, muitas vezes até se sobressaindo perante essa.

É fato que o design de capas perdeu muito de seu glamour devido a substituição dos LPs pelos CDs, e esse é um dos fatores para os antigos bolachões estarem voltando ao mercado com grande força (e mais caros do que nunca, diga-se de passagem), mas mesmo com uma área drasticamente reduzida, as capas ainda tem seu charme. Claro que hoje em dia se encontra facilmente qualquer arte em resoluções escandalosas com apenas alguns cliques, mas não há nada que substitua a sensação de segurar um encarte nas mãos e saborear todos os seus detalhes, que muitas vezes “saltam” do papel e ganham caráter físico.

ELP - Brain Salad Surgery (1973)
 São muitos os artistas que em um determinado momento de sua carreira viram na música um ambiente fértil para expor suas criações, sejam eles desenhistas, pintores ou fotógrafos. Alguns nomes já consagrados no campo do design gráfico já emprestaram seus pincéis para a música, como é o caso de H.R. Giger, responsável pelo design do filme Alien, que foi o responsável pela arte de “Brain Salad Surgery”, quinto álbum do trio progressivo Emerson Lake and Palmer.

Contudo existem aqueles que se tornaram reconhecidos principalmente por sua contribuição no campo das artes de capa, como é o caso de Storm Thorgerson, Derek Riggs e Roger Dean, os quais falarei a respeito semana que vem, na próxima postagem da série "Grandes capas, grandes histórias".

1 comentários:

Legal o blog. Vou retribuir o banner, ele vai estar embaixo.

Obrigado e muito ROCK N ROLL

www.destroyerockcity.blogspot.com

Postar um comentário